Ajuda para uns meninos Especiais :D

quinta-feira, 28 de julho de 2011


"O facebook é um meio de informação que serve para aproximar as pessoas e neste caso, recorro ao facebook para vos pedir ajuda... Aos meus amigos facebokianos, aos amigos dos amigos... a todos que possam e queiram ajudar! :)
Sou irmã de um menino diferente, ESPECIAL, ou como commumente se diz, deficiente. Até este ponto tudo muito comum, existem muitos infeliz ou felizmente por todo o país... Crianças que nasceram especiais, que transformaram a vida de quem os acolhe e que se distinguem de todos.
O meu irmão tem um dom, o dom de nos dar força para continuar, apesar de todos os dias a batalha iniciar, e um homem de 30 anos continuar preso num corpo de um  bebé, sem a metamorfose emergir, sem conseguir voar nas asas de uma bela borboleta… Continua a usar fraldas, a precisar de alguém que lhe entenda as necessidades, o lave, lhe dê comer e beber… lhe faça um mimo, lhe dê um sorriso. Um bebé que apesar dos seus 30 anos, continua bebé...
Sei que o meu irmão é feliz, não preciso que ele me diga por palavras, porque disso não seria capaz. Mas sei porque olho para ele todos os dias, porque conheço todos os seus olhares, as suas expressões, os seus gritos e manifestações de alegria também eles especiais.
 Ao meu irmão o que o deixa mais feliz é a escola. Digo-o sem nenhum medo de me sentir excluida, porque também sei que gosta de ir mas também muito de voltar. Frequenta a APPACDM de Braga (Associação portuguesa de pais e amigos de cidadão deficiente mental), mais concretamente no complexo de Vila Verde, desde dos oito anos de idade, já lá vão 22 anos, .
A APPACDM define-se como uma instituição sólida e reunida de pessoas sérias que se movem por uma causa: ajudar estes meninos e as suas famílias. O problema é que a instituição está a passar por momentos complicados ao nível financeiro, e as necessidades não conseguem ser colmatadas.
Neste momento, as nossas crianças precisam de uma carrinha, esta é fundamental para o seu transporte (trajecto de casa-escola-casa) e para as actividades, o transporte da alimentação etc. Tendo em conta a situação financeira da instituição este projecto da carrinha não poderá ser concretizado pela mesma, e dessa forma, um conjunto de pais, irmãos e colaboradores de Complexo de Vila Verde, reuniram-se em volta deste projecto.
A maioria das crianças ficarão em casa sem a carrinha porque os pais não terão possibilidades e disponibilidade para efectuar o seu transporte. E se assim for, como vão ficar estas crianças? Quem cuidará delas? Para onde vai o sorriso do meu irmão?
É neste sentido que venho em nome do meu irmão e de todos os meninos que fazem parte da APPACDM de Braga, mais especificamente do Complexo de Vila Verde, pedir apoio financeiro, de forma a continuarmos este projecto e perpetuarmos os seus sorrisos.
Toda a ajuda é essencial, desde apoio financeiro (através de donativos ou até de inscrição como sócios - sendo esta última não um apoio directo na aquisição da carrinha mas uma ajuda a toda a instituição), recolha de voluntários e iniciativas que possam ajudar a associação e mais especificamente este projecto." (por Sílvia Lopes, minha amiga! :) )

2 comentários:

A menina dos Sonhos... disse...

Obrigada meu bem :)

MARIA MARIQUITAS disse...

Sabes, eu tenho um Tio oligofrénico que é um menino de 5 anos num corpo de um homem de 63...mas aquele sorriso ilumina-me...